quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O Prazer da Leitura

Postado por Lívia Andrade às quarta-feira, fevereiro 05, 2014
Eu sempre tive dificuldade em falar com a minha barriga - talvez lhe soe insensível falar assim, afinal tem um ser lindo e seu lá dentro, mas era assim que eu sentia. Até por isso, próximo do quinto mês de gestação, eu comprei um livro para ler histórias para Henrique, como forma de estabelecer um maior vínculo entre nós ainda na gestação.

Eu já tinha lido que além de ser uma forma de comunicação com o bebê, é uma forma de criar o hábito da leitura. E era assim que esse post ia se chamar, O Hábito da Leitura, só que, enquanto escrevia, percebi que o que sempre quis e quero com tudo isso é criar um prazer em ler, não um simples hábito.

Ainda grávida, o livro que escolhi foi um de contos para dormir, 3 minutos de leitura que li quase todos os dias até Henrique nascer.


Dizem que o que o bebê escuta várias vezes na barriga, o acalma quando nasce. Por esse motivo que o famoso som do útero acalma os bebês com cólica. Então eu escolhi um conto desse livro para ler todas as noites.

Li vários até escolherR inóquio, um conto divertido e inteligente, que estimula a criança a disser a verdade, ser corajoso e caridoso. Eu estava procurando algo que gostasse de ler repetidas vezes e que tivesse uma mensagem boa.

Mas, depois que Henrique nasceu, cheguei a ler o conto apenas 3 vezes! É, quando o bebê nasce são tantas coisas, que algumas que tinhamos programado, simplesmente ficam de lado ou esquecidas! Infelizmente, não posso dizer que surtiu efeito ler todo esse tempo antes, da primeira vez que li pareceu fazer sim, mas uma vez é pouco pra afirmar que faz um efeito calmante!

Apenas quando Henrique completou 2 meses, ficando mais tempo acordado, 'lembrei' da leitura! O livro que tinha comprado na gestação, no entanto, não servia, pois tem folhas finas e leves, que logo logo poderiam ser rasgadas e babadas ou, ainda pior, fazer aquele chato corte do papel.

Eu já estava atrasada e queria recuperar o tempo perdido.

Comprei na Zastras 2 livros muito bons:

O Cãozinho é um livro cheio de cores e muito interativo, que sobe página, abre coméia, aparece aranha.

Ele promete ensinar, para crianças maiores, formas cores números e contários.

Ele encanta Henrique. Se no começo ele ficava quieto e atento, hoje ele se diverte, sorri, pega o livro, abre a colméia, puxa quando acabo de ler a história.


Henrique gosta tanto dele que, há pouco, meus pais me deram um igual, mas com outro título: No Fundo Do Mar.


O outro que comprei, é esse 'Cadê o meu elefante?', que tem texturas diferentes em cada página, para que o bebê toque e aprenda.

Também muito interativo, mas é menos, tem menos cores e Henrique ainda não tem iniciativa para pegar nas texturas, nem deixa facilmente eu colocar sua mão.

Ainda assim, gosta e presta atenção na história.


No inicio, eu lia todos os dias no fim da tarde, como parte da rotina para dormir. Hoje, no entanto, as vezes fica tão complicado a rotina de dormir, tenho que sair para ele não dormir antes, que as vezes esqueço da leitura. Daí, já faz uma semana que passei a incluir a leitura na nossa manhã. Quando ele acorda, pego o livro e leio. Quando acabo, digo FIM e coloco na frente dele. Se ele pegar no livro novamente, releio. As vezes para parar de ler tenho que chamar a atenção para outro brinquedo. Mas adorei a mudança de horário, porque assim ele não vai associar a leitura ao sono, mas sim a um momento de disposição e uma hora de muita diversão.

Henrique gosta tanto da leitura e eu curto tanto esse momento que não me contenho e toda vez que vou numa loja de brinquedos, se tiver livro, compro. Não que ele precise de tanta variedade, mas eu sim!

Quando Henrique fez 3 meses e fui comprar o presente de dia das crianças, não aguentei e além de um livro de banho, comprei um livro de som:

Bichinhos do Barulho - Histórias do Sítio
Esse livro é ótimo e com o tempo você adequa a leitura ao bebê. Antes lia e, com o cansaço de Henrique, ele ficava mal-humorado até que eu chegasse ao fim da história, por isso, as vezes pulava uns sons.
Hoje, eu leio tudo e ainda repito os sons, é a parte que ele mais gosto.

Também comprei um livro fantoche:


Ele é bom, a historia rima, é para interagir.. Mas eu sou alergica e super sensivel. O atrito do meu pulso no local onde se coloca o braço para mexer o fantoche, faz minha pele ficar vermelha, dói... Daí eu não uso mais esse livro.


Esse mês, Henrique ganhou mais um livro.

O que adorei nesse livro, é que ele acontece na mesma fazenda do livro Bichinhos do Barulho, que mostrei acima.
E uso nele os barulhos do outro livro e o nome dos bichinhos, para aumentar a história e começar a inovar no livro, ter criatividade para incrementar o enredo - coisa que ainda tenho dificuldade.
É como se eu estivesse aprendendo a ler além do que está escrito.
To aprendendo com Henrique, afinal, ele 'lê' tudo, menos o que está escrito, né?!


E o bom, é que ele tem uma historia maior do que os outros livros e será muito importante também em outros momentos da vida do meu filhote.
E olha que ele consegue ouvir toda a história.

Eu fico super feliz, cada vez mais ele mostra como gosta dos momentos de leitura, ficamos mais tempo lendo e eu sinto mais prazer em ler.

Espero que ele continue gostando cada vez mais dos livros.

E vocês, que livros leem para os pequenos? Quero dicas de outros títulos, hein?

Beijocas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Faltou o livro do Charles !!!! Ele adora!!! E esse até eu leio p ele!!
Adorei o post, acho super importante as mamães estimularem ao habito e prazer da leitura!!

Carla França

Anônimo disse...

Lindo esse post tb...vc está se superando hein?! Meu Dudu não presta atenção e logo quer jogar o livro no chão e brincar de outra coisa, mas tenho como meta tentar introduzir isso como rotina...e esse post me inspirou. Beijos

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, venha acrescentar! Obrigada por participar.

Powered By Blogger
 

Mainhaholic Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez